segunda-feira, 4 de julho de 2011

1° ano EM - Simulador de atrito nas curvas

Olá queridos,

Segue abaixo uma simulação bem bacana. A intenção é analisar as grandezas físicas responsáveis pela aderência dos pneus de um automóvel em uma trajetória curvilínea.

Simulador virtual: Força de atrito nas curvas!!!
 
O simulador possui uma interface como essa:
Entre com os dados:
  • Intensidade da velocidade (V)
  • Raio da curva (R)
  • Coeficiente de atrito entre os pneus e o asfalto (variando de 0,01 a 0,99)
  • A massa (m) do automóvel
Dê a partida no movimento e anote os valores fornecidos pelo simulador.
Realize a simulação variando os parâmetros (um por vez), refaça quantas vezes for necessário e responda:
  1. A velocidade máxima permitida na curva depende da massa do automóvel? E a aceleração centrípeta?
  2. O que ocorre com a velocidade máxima permitida na curva a medida que o coeficiente de atrito entre os pneus e o asfalto aumenta?
  3. O que ocorre com a velocidade máxima permitida em curvas de diferentes raios?
  4. Enquanto o automóvel descreve o trajeto curvo, quem é responsável pela força centrípeta?
  5. Por que os pilotos de fórmula 1 descrevem sempre o mesmo traçado na curvas, buscando  o trajeto de maior raio de curvatura?

Gostaram???
=)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

1° ano EM - Dinâmica II

Olá pessoal,

Segue o powerpoint referente a parte de Dinâmica II.
Dinâmica II


E aqui está uma lista extra sobre o assunto. Em breve colocarei o gabarito aqui!
Exercícios - Dinâmica II


Bons estudos e qualquer dúvida, tiramos em sala!
Beijos

domingo, 26 de junho de 2011

Plano (27/06 à 08/07) Terceirão

1) Conteúdo:
  • Associação mista de resistores
  • Gerador elétrico
  • Receptores elétricos
2) Objetivos:
  • Revisão e fixação de conteúdo.
3) Metodologia e desenvolvimento:
  • Aula expositiva dialogada com uso de data show
  • Discussão em pequeno e grande grupo
4) Avaliação:
  • Participação e realização das atividades propostas.
5) Tarefas:
  • Testes Série Darwin

Plano (27/06 à 08/07) 2° ano EM

1) Conteúdo:
  • Fontes sonoras.
  • Óptica geométrica.
2) Objetivos:
  • Introduzir o conceito de onda estacionária e a partir daí estudar o som emitido pelos instrumentos de corda e tubos sonoros.
  • Iniciar óptica geométrica, estudo de espelhos planos e esféricos.
3) Metodologia e Desenvolvimento:
  • Aulas expositivas dialogadas com uso de data show
  • Discussão em pequeno e grande grupo.
4) Avaliação:
  • Participação e realização das atividades propostas.
5) Tarefas:
  • Exercícios selecionados da apostila.

Plano (27/06 à 08/07) 1° ano EM

1) Conteúdo:
  • Dinâmica III
2) Objetivos:
  • Introduzir os conceitos de energia e trabalho, enfatizando a energia mecânica.
3) Metodologia e desenvolvimento:
  • Aulas expositivas dialogadas com uso de data show.
  • Discussão em pequeno e grande grupo.
4) Avaliação:
  • Participação e realização das atividades propostas.
5) Tarefas:
  • Exercícios selecionados da apostila.

Plano (27/06 à 08/07) 9° ano EFII

1) Conteúdo:
  • Uso da energia elétrica
  • Está esquentando
2) Objetivos:
  • Terminar a parte de energia elétrica enfatizando o cálculo de conta de luz.
  • Iniciar a apostila 3 diferenciando os conceitos de temperatura e calor.
3) Metodologia e Desenvolvimento:
  • Aulas expositivas e dialogadas.
  • Discussão em pequeno e grande grupo
4) Avaliação:
  • Participação e realização das atividades propostas.
5) Tarefas:
  • Exercícios propostos da apostila

segunda-feira, 13 de junho de 2011

2° ano EM - Ondas

Olá queridos,

Segue o powerpoint referente a parte de Ondas:

Lembrando o assunto da nossa prova: Termodinâmica e Ondas.
Bons estudos.
Beijos