Segue abaixo uma simulação bem bacana. A intenção é analisar as grandezas físicas responsáveis pela aderência dos pneus de um automóvel em uma trajetória curvilínea.
Simulador virtual: Força de atrito nas curvas!!!
O simulador possui uma interface como essa:
Entre com os dados:
- Intensidade da velocidade (V)
- Raio da curva (R)
- Coeficiente de atrito entre os pneus e o asfalto (variando de 0,01 a 0,99)
- A massa (m) do automóvel
Realize a simulação variando os parâmetros (um por vez), refaça quantas vezes for necessário e responda:
- A velocidade máxima permitida na curva depende da massa do automóvel? E a aceleração centrípeta?
- O que ocorre com a velocidade máxima permitida na curva a medida que o coeficiente de atrito entre os pneus e o asfalto aumenta?
- O que ocorre com a velocidade máxima permitida em curvas de diferentes raios?
- Enquanto o automóvel descreve o trajeto curvo, quem é responsável pela força centrípeta?
- Por que os pilotos de fórmula 1 descrevem sempre o mesmo traçado na curvas, buscando o trajeto de maior raio de curvatura?
Gostaram???
=)
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